O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou no dia 16 de junho, terça-feira, o investimento de R$ 433,4 milhões para a execução de projetos de infraestrutura em 12 municípios paranaenses. O pacote de obras contempla cidades das regiões dos Campos Gerais, Oeste, Centro-Oeste, Norte Pioneiro e da Região Metropolitana de Curitiba. Os recursos são destinados à pavimentação de vias urbanas e estradas rurais, construção de novas estruturas de saúde, centros municipais de educação infantil, Casas da Mulher Paranaense e outras melhorias.
PARCERIA E DESENVOLVIMENTO
Ratinho Junior destacou a parceria constante entre o governo estadual, as prefeituras e a Assembleia Legislativa do Paraná para melhorar a infraestrutura e elevar a qualidade de vida da população. O governador explicou que o Estado libera os convênios conforme os projetos elaborados pelas gestões municipais são aprovados pelo Paranacidade, órgão técnico do governo.
Segundo o gestor, o objetivo é atender às demandas locais com agilidade, permitindo a modernização do parque de máquinas, a ampliação da rede de saúde e o fortalecimento do programa de construção de creches.
PROGRAMAS DE INVESTIMENTO
O aporte financeiro provém de diversas pastas. O programa Asfalto Novo, Vida Nova, da Secretaria de Estado das Cidades, promove pavimentação, calçadas, galerias pluviais e iluminação de LED em mais de 380 cidades. Já o programa Estrada Boa, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, está transformando a infraestrutura viária rural em 270 municípios, com investimentos de 3,7 bilhões de reais que totalizam cerca de 2.780 quilômetros de vias pavimentadas. O pacote também inclui recursos do programa Infância Feliz, que projeta 421 unidades de educação infantil em 329 cidades.
REGIÃO OESTE
No Oeste, o pacote soma R$ 82 milhões para Santa Tereza do Oeste, Tupãssi e Santa Terezinha de Itaipu. O prefeito de Santa Tereza do Oeste, Amarildo Rigolin, detalhou que o município recebe o maior volume de investimentos de sua história.
“São vários recursos liberados pelo governo. Estou em meu terceiro mandato como prefeito e Santa Tereza nunca recebeu tantos recursos como agora. Em um momento difícil que passamos no País, ter esses recursos do Governo do Estado é essencial para o desenvolvimento do município e um conforto enorme para a população, com investimentos na saúde, educação e agricultura”, afirmou o prefeito.
Em Tupãssi, o investimento de R$ 27 milhões inclui a pavimentação da Estrada Verde e de vias urbanas, além da compra de maquinário pesado. Santa Terezinha de Itaipu recebe R$ 30 milhões para infraestrutura urbana e rural.
CAMPOS GERAIS
A região dos Campos Gerais concentrou o maior volume de recursos, com R$ 204,5 milhões destinados a Castro, Palmeira e Piraí do Sul. Em Piraí do Sul, serão investidos 45,5 milhões de reais na pavimentação urbana e no acesso ao Santuário de Nossa Senhora das Brotas.
“Temos um volume grande para a saúde e recursos já encaminhados para a infraestrutura. Estamos licitando o projeto de pavimentação da estrada que dá acesso ao Santuário de Brotas, que é muito importante para a cidade”, explicou o prefeito Henrique Carneiro.
“Nossa gestão já fez obras com recursos próprios e teve acesso a financiamentos, mas sem os recursos do Governo do Estado não temos a complementação para atender a nossa população. Essa parceria é muito importante para trazer desenvolvimento e mais qualidade de vida à nossa população”, acrescentou.
CENTRO-OESTE E DEMAIS
As cidades de Ubiratã, Rancho Alegre e Mamborê recebem R$ 154 milhões. Ubiratã concentra R$ 76 milhões para infraestrutura urbana e rural e saúde. Mamborê investe R$ 58 milhões no asfaltamento de 100% da malha urbana e estradas rurais estratégicas, além de um novo centro de especialidades médicas. O Norte Pioneiro e a Região Metropolitana de Curitiba completam o pacote com R$ 68,8 milhões destinados a obras de saúde e educação.







