Prefeito Eduardo Pimentel lidera frente metropolitana contra o fenômeno El Niño

Prefeito Eduardo Pimentel reúne gestores da Região Metropolitana, entre eles Rosa Maria, prefeita de Pinhais, e Helder Lazarotto, prefeito de Colombo, para alinhar ações do Plano Estratégico de Enfrentamento ao El Niño 2026/2027
Prefeito de Curitiba articula plano estratégico com gestores de cidades vizinhas para prevenir desastres naturais frente à previsão de tempestades intensas

O prefeito Eduardo Pimentel coordenou, no dia 16, terça-feira, a reunião do Plano Estratégico de Enfrentamento ao El Niño 2026/2027, realizada no Palácio 29 de Março. O encontro reuniu chefes do Poder Executivo e representantes de nove municípios do primeiro anel da região metropolitana, além de secretários municipais de Curitiba. O objetivo central é consolidar um comitê gestor especial para coordenar medidas de prevenção e resposta aos possíveis impactos climáticos severos.

AÇÃO INTEGRADA

Eduardo Pimentel alertou que a previsão meteorológica aponta para o maior fenômeno dos últimos 140 anos, o que exige uma atuação coletiva e coordenada entre as administrações locais. “Todos os municípios já estão realizando medidas de prevenção de desastres, tais como a limpeza dos rios e galerias fluviais e obras de drenagem. Mas é importante estarmos juntos nesta preparação. A chuva e o vento não respeitam limites de município e precisamos dar respostas conjuntas para a nossa população”, afirmou o prefeito durante o debate.

Pimentel destacou que a capital paranaense dispõe do Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal (Funrec), que possui cerca de 173 milhões de reais destinados ao custeio de serviços e estruturas emergenciais. Segundo o gestor, o montante assegura suporte imediato às famílias e infraestrutura urbana caso ocorram desastres naturais decorrentes das chuvas.

PRONTIDÃO ESTRATÉGICA

O coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro, apresentou as diretrizes do comitê especial e a palestra sobre impacto climático. Ele enfatizou que o trabalho foca na integração dos municípios para multiplicar os resultados das obras preventivas já existentes. “Esta é a hora de intensificarmos as ações que já realizamos e principalmente trabalhar de maneira integrada com cada um dos municípios no atendimento da população”, disse o coordenador.

O coronel Ivan Fernandes, da Defesa Civil do Paraná, ressaltou a importância da antecipação nas obras de infraestrutura. “Geralmente a Defesa Civil é lembrada por entregar colchões, lonas e telhas. Vamos continuar fazendo isso, mas vamos focar atenções na prevenção e na criação de maior infraestrutura para enfrentar os extremos climáticos”, explicou o coronel.

PRESENÇAS

Compareceram os prefeitos Luiz Gustavo Botogoski (Araucária), Maurício Roberto Rivabem (Campo Largo), Rilton Boza (Campo Magro), Helder Lazarotto (Colombo), Rosa Maria de Jesus Colombo (Pinhais) e Marcus Tesserolli (Piraquara).

Também estiveram presentes representantes de São José dos Pinhais, Quatro Barras, Almirante Tamandaré e diversas secretarias da administração curitibana, além de diretores de autarquias municipais como Urbs e Ippuc.

Tags

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade
publicidade

Opinião

plugins premium WordPress