Radioterapia no SUS: Novos equipamentos ampliam acesso e tratamento

O governo federal reforça o combate ao câncer com a entrega de aceleradores lineares e novos investimentos de R$ 166,7 milhões para o SUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, nesta terça-feira (23), a entrega de um novo acelerador linear de radioterapia no Hospital Santa Marcelina, na zona leste de São Paulo. O evento marcou um passo importante na estratégia nacional de descentralização do tratamento oncológico e no fortalecimento do atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

A modernização da infraestrutura hospitalar brasileira é uma prioridade estratégica do Ministério da Saúde. Durante a cerimônia em São Paulo, o presidente Lula destacou que o acesso tecnológico de ponta é um direito da população trabalhadora. O novo acelerador linear entregue ao Hospital Santa Marcelina representa o que há de mais moderno no tratamento oncológico, permitindo tratamentos mais precisos e seguros.

Impacto na redução do tempo de espera

A chegada desse novo equipamento no Hospital Santa Marcelina trará um aumento estimado de 30% na capacidade de atendimento. Atualmente, a unidade já opera com outros três aceleradores, porém de modelos anteriores. A expectativa principal é a drástica redução no tempo de espera para o início do tratamento, que deve cair de 45 para apenas 10 dias, proporcionando mais chances de cura e qualidade de vida aos pacientes.

Ampliação de recursos e incentivos

Além da entrega física do equipamento, a instituição firmou novos convênios com o Ministério da Saúde que totalizam um investimento de R$ 166,7 milhões. Esse montante será integralmente voltado para o aprimoramento da assistência a pacientes oncológicos. Na mesma ocasião, o hospital recebeu a certificação de “Hospital de Ensino Nível 1”, um reconhecimento oficial pela excelência na formação de novos profissionais de saúde e na realização de pesquisas científicas.

Estratégia de descentralização nacional

O governo federal também realizou, de forma simultânea, a entrega de aceleradores lineares em Fortaleza (Ceará) e Sinop (Mato Grosso). Esta ação reflete a meta de reduzir os “vazios assistenciais”, evitando que pacientes precisem realizar grandes deslocamentos para centros urbanos distantes em busca de tratamento básico contra o câncer.

Destaques da estratégia de expansão:

  • Fortaleza (CE): Equipamento destinado ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba.

  • Sinop (MT): Hospital Santo Antônio torna-se polo regional estratégico para a região norte do estado.

  • Avanço nacional: Desde 2023, foram contratados 155 aceleradores lineares, com 44 unidades já em pleno funcionamento em todo o território nacional.

Acesso à saúde especializada

Além da radioterapia, o presidente reiterou o compromisso com o programa “Aqui Tem Mais Especialistas”. A iniciativa foca na descentralização através de unidades móveis, como vans e carretas, que levam especialistas e serviços odontológicos para as periferias e áreas rurais. A compra de 20 novos tomógrafos para hospitais da rede pública também foi anunciada, reforçando o pacote de investimentos que visa dar ao cidadão brasileiro maior respeito e agilidade no acesso aos serviços essenciais.

Com estas ações, o governo busca consolidar uma rede de saúde pública mais equânime e tecnológica, priorizando a agilidade no diagnóstico e a humanização do atendimento em todas as regiões do Brasil.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Tags

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade
publicidade

Opinião

plugins premium WordPress